Saiba quais alimentos são prejudiciais para seus dentes

O excesso pode ser prejudicial em muitos casos e, quando se trata de alimentos que prejudicam os dentes, isso acaba acarretando em diversos problemas. Assim, pode refletir tanto para as condições da arcada dentária quanto para toda a saúde, de uma forma geral.

A manutenção de um cardápio variado, com frutas, legumes, carnes e vegetais no prato, e bebidas saudáveis no copo, pode garantir às pessoas uma qualidade de vida plena e maior longevidade. 

Ainda assim, é preciso tomar cuidado com alguns ingredientes, mesmo naturais, que devem ser evitados, ao menos em excesso. 

Dessa forma, a saúde bucal não é prejudicada, nem mesmo outros organismos do corpo, que podem se transformar em grandes vilões de uma vida saudável.

Inclusive, um dos grandes problemas em manter uma dieta errática está no surgimento de diversos problemas a partir dos dentes. Muitos alimentos causam males que podem se tornar irreversíveis caso não tenha um tratamento adequado, sendo os mais comuns:

  • Cáries;
  • Manchas;
  • Trincas;
  • Erosões dentárias.

Pensando nisso, o profissional da área de odontologia pode indicar os alimentos que podem ser prejudiciais, os problemas com excessos e as vantagens em manter uma dieta devidamente regulada. 

Açúcar provoca cáries e obesidade

Adoçar os alimentos é uma atitude natural das pessoas, e o açúcar faz parte dos ingredientes que estão à disposição. Dentro da rotina social, o cafezinho adoçado vai bem desde o café da manhã até depois de uma refeição.

Contudo, ao aparecer uma dor de dente, o açúcar pode ser o culpado, pois ele está entre os maiores causadores de cáries. Então, é bom contar com um plano odontologico e ter sempre um profissional qualificado para o atendimento.

Ademais, as pessoas que não conseguem ficar longe do açúcar podem tomar alguns cuidados, como evitar o excesso na hora da sobremesa. 

A escovação dos dentes após as refeições também é uma solução eficiente, como na maioria das vezes que se trata de saúde bucal.

Sobre o cafezinho, há produtos que podem fazer parte do dia a dia, seja em casa, na padaria ou no restaurante. Há dois tipos de açúcar que podem ser incorporados na dieta: mascavo e demerara, ou então adoçante de uma planta stevia ou à base de sucralose.

Alimentos ácidos causam desgaste nos dentes

O mercado possui alimentos ácidos entre frutas como laranja, limão e mexerica. As conservas em vinagre também estão à disposição que, se consumidas em excesso, podem prejudicar seriamente as características dos dentes.

Inclusive, quando um paciente faz uma visita ao dentista utilizando o convenio odontologico, pode descobrir que o desgaste pode ter sido causado por causa da acidez desses alimentos. 

No caso das conservas, os pepinos e cenouras podem ser causadores de trincas ou dentes quebrados. Por isso, é preciso tomar cuidado na hora que for consumir esse tipo de produto.

Os dentistas recomendam que as frutas ácidas sejam sempre consumidas em forma de suco, ou se for ao natural, que seja junto com um copo de água ao final, principalmente para evitar resquícios na boca. 

Refrigerantes precisam ser evitados 

Os produtos industrializados são fabricados com excesso de açúcar, sendo assim, não há um profissional de convenio odontologico empresarial que aprove o consumo exagerado por crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

Porém, mesmo assim, eles continuam sendo os favoritos na rotina, então, é preciso reforçar a higienização bucal sempre após a ingestão da bebida. Um bochecho com água, ou mesmo a escovação pode ajudar na redução da acidez e açúcar presentes no refrigerante. 

Pessoas que querem evitar o refrigerante, podem produzir uma bebida mais saudável. Basta utilizar água com gás e suco de uva integral. Equilibrando de maneira devida os ingredientes, sem adição de açúcar.

Dessa forma, os consumidores só vão precisar usar o plano dental coletivo empresarial quando for realmente preciso, pois todos os cuidados serão tomados.

É preciso focar em alimentos saudáveis

O equilíbrio é essencial quando se trata de alimentação, pois o consumo de vitaminas e nutrientes fornece energia para o corpo. Inclusive, muitas vitaminas funcionam para aumentar a imunidade contra vírus e bactérias.

Além disso, o uso de ingredientes saudáveis mantém o aspecto sadio, como a pele livre de cravos e espinhas. O sorriso também fica mais bonito, livre de cáries e outros problemas que podem surgir se houver excesso de alimentos prejudiciais à saúde. 

Tendo um plano odonto empresarial à disposição, as pessoas podem ficar tranquilas pois serão sempre atendidas, afinal,  ter dor de dente não é agradável. Ademais, a visita ao dentista regularmente é sempre bem-vinda.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

One Reply to “Saiba quais alimentos são prejudiciais para seus dentes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *