Dicas de como estudar

Dicas de como estudar

Para conquistar aprovação em vestibulares concorridos, concursos públicos e outras provas importantes, é preciso saber como se preparar e organizar os estudos para uma estratégia mais eficaz. Conheça quais as melhores dicas de como estudar, aqui neste artigo.

Como estudar para passar em concursos e vestibulares

Você realizou sua inscrição em um concurso público, e agora está preocupado com o processo de preparação para realizar a prova? Um curso pré-vestibular ou preparatório com apostilas para concurso pode ajudar, mas mesmo assim é necessário saber como planejar o seu cronograma para estudar de forma eficiente e ser aprovado.

Confira a seguir algumas dicas de como estudar para conquistar aprovação em qualquer prova que fizer:

Realizar exercícios de exame

As simulações de exame permitem abordar o tipo de perguntas que podem aparecer no teste e permitir pensar nas respostas com antecedência. Você pode pesquisar pelos simulados de anos anteriores e baixá-los em seu computador para praticar, conhecer como a aplicação do teste é realizada, e se familiarizar com o mesmo.

Planejamento de pautas

Se você tem muitos assuntos para estudar nas apostilas, pode dividir seus dias de estudo em momentos diferentes, permitindo que você os estude simultaneamente.

Um espaço de tempo de um assunto para outro, até concluir a sessão de estudo. Dessa forma, você evitará esquecer as coisas que estudou no início. Reforce essa técnica escrevendo manualmente as ideias mais importantes.

Escrever pode ser um ótimo exercício

A memória visual é um fator muito importante, então a melhor coisa que você pode fazer é exercitá-la. Se você escrever à mão em uma folha as ideias importantes de cada tópico e também usar cores ou desenhos, verá os conceitos de maneira mais clara.

Você também pode concluí-lo com informações do livro. Dessa maneira, você garantirá a assimilação das idéias mais importantes e poderá visualizá-las quando estiver na frente do exame.

Divida os horários

Supondo que você tenha 4 horas para estudar hoje, você pode usar as três primeiras para o estudo de novos tópicos e a última hora para revisão e exercícios.

Reescreva ou explique para outra pessoa

Essa é uma maneira de corrigir o que foi aprendido e ao mesmo tempo perceber onde precisamos reforçar um pouco mais o estudo. São formas de auto-avaliação, enquanto, ao mesmo tempo, talvez estejamos ajudando alguém. Ficar do lado do ouvinte também é um bom exercício, voltando para receber o conteúdo e também corrigindo em caso de erro ou dúvida.

Lendo em voz alta

Como dissemos antes, envolver diferentes sentidos na retenção de informações o ajudará a recuperá-lo mais tarde.Ler em voz alta implica que sua visão e ouvidos estejam participando do processo de aplicação dos dados quando necessário. Você pode até recorrer a esse método quando estuda com outras pessoas, para que todos concentrem sua atenção no mesmo assunto. 

Coloque em prática o que foi aprendido

Um conhecimento adere à sua mente quando você o usa com frequência. Os exames anteriores e outras ferramentas, são ideais para aplicar esta dica.

Materiais educacionais, como vídeos, documentários, infográficos, fotos, mapas e gráficos que exigem a visualização, ajudam a digerir as informações mais rapidamente. Além disso, as mensagens são transmitidas mais rapidamente e aprimoram o entendimento geral.

 A participação dos sentidos no processo de aprendizagem facilita a lembrança de uma memória.

Aproveite a sua noite

Sim, acreditamos que antes de dormir, a melhor coisa que você pode fazer é se distrair após o dia inteiro. Verifique suas redes sociais, assista a um filme, leia alguma coisa… E por que não fazer uma crítica? Não dizemos que você faz isso antes de dormir, mas ler como uma revisão o que você estudou durante o dia pode ajudá-lo a estabelecer melhor o conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *