Educação Infantil Durante a Pandemia

Educação Infantil Durante a Pandemia

Educação Infantil Durante a Pandemia

O ensino em casa pode ser desafiado para as crianças, especialmente quando essa nova realidade é ditada por fatores externos, como a nova pandemia de coronavírus. Além dos filhos, os pais e / ou responsáveis ​​também tiveram que se adaptar à nova realidade. Mas como promover uma boa educação mesmo com tantos desafios e inexperiência ? Para responder a essa pergunta, neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para um cenário de educação infantil durante uma pandemia.

Introdução

O setor educação sofre com diversos fatores externos, tais como: profissionalização da concorrência direta, dificuldade de adesão aos seus produtos (currículos e metodologia) com as novas necessidades do mercado, menor demanda por crises econômicas e menos incentivos ao Estado. Além de tudo isso, também existem problemas associados à pandemia do coronavírus.

Em suma, as instituições de ensino exigiram diversos desafios e adaptações, identificando quem foi treinado e quem precisou se adaptar rapidamente para não fechar as portas.

Além disso, no que diz respeito à educação infantil, os pais e / ou encarregados de educação, em conjunto com professores e funcionários, tiveram de desenvolver novos métodos e formas de dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.

Isso ocorre porque em momentos como este, você precisa agir com sabedoria e de forma prática.

Cenário da educação infantil durante uma pandemia

Educação Infantil Durante a Pandemia

Em resposta à demanda significativa, muitas instituições optaram pelo treinamento EAD, enquanto outras optaram pelo treinamento híbrido. Existem também aqueles que interromperam as aulas indefinidamente.

Independentemente de onde você se posicione, uma coisa é certa: há traços profundos deixados no ambiente educacional, revelando desigualdades e uma necessidade que não vem sendo supridas.

Portanto, a destreza é importante agora. Isso se deve ao fato de que quanto mais cedo for detectada a necessidade de adaptação, mais rapidamente a instituição de ensino poderá atuar, minimizando seus potenciais impactos negativos.

Em particular, no segmento da educação pré-escolar, a instituição de ensino precisa de atenção adicional, o que indica a necessidade de uma análise detalhada das ações voltadas para a implementação do cenário da educação pré-escolar durante uma pandemia.

Isso porque a educação infantil sofre impactos iguais ou até mais complexos do que o ensino superior. Assim, nesses casos, é necessário traçar ações específicas pensadas e desenvolvidas para garantir a continuidade de uma educação de qualidade para as crianças.

Por que é importante garantir a continuidade da educação para as crianças, apesar do fechamento das escolas?

Sabemos que o desenvolvimento dos menores se dá em grande parte nos primeiros anos de vida. Assim, consequentemente, possíveis atrasos no desenvolvimento durante esse período têm consequências para a vida toda em termos de capacidade de aprendizagem.

Além disso, deve-se destacar que certas habilidades são de suma importância para o desenvolvimento e trabalho delas nos primeiros anos de vida, como por exemplo as habilidades motoras. Portanto, principalmente na educação pré-escolar, é muito importante garantir um processo de aprendizagem contínuo também em casa.

Mas como você pode promover uma aprendizagem eficaz em tempos de ensino à distância e distanciamento social? A resposta a esta pergunta está em uma parceria efetiva entre a escola e os pais / responsáveis.

Em suma, por meio de atividades planejadas especificamente para a educação infantil, pode-se promover um processo de aprendizagem efetivo em casa. Veja algumas dicas sobre como fazer isso abaixo!

  • Quantas horas você precisa para estudar totalmente?

É difícil definir um número específico de horas por dia ou por semana. Isso ocorre porque o tempo e o ritmo de aprendizagem não são iguais para todas as crianças.

Ao longo da dinâmica da tarefa, os pais precisam saber como determinar quando uma criança realmente vinculou o conteúdo. Também é importante que esse feedback seja repassado aos professores.

Que ações devem ser realizadas para promover a aprendizagem em casa?

Nossa primeira dica quando se trata de cenários de educação pré-escolar durante uma pandemia é para os pais!

Como vimos antes, agora mais do que em qualquer outro momento, as parcerias entre pais e escolas são essenciais para garantir resultados positivos em cenários de educação infantil durante uma pandemia.

Isso significa que os responsáveis ​​passam a ser o elo entre o conteúdo promovido pela escola e a criança. Portanto, é importante estabelecer um relacionamento próximo entre ambas as partes. Para isso, aposta em reuniões regulares e em um grupo de WhatsApp, por exemplo, para troca de informações e conteúdos.

  • Explore o conteúdo interativo

 Em suma, recomendamos a criação de vídeos divertidos e uma rotina diária para os pais. Quer dizer, se organize. Isso significa que, nesta fase, sua escola deve mostrar o caminho aos pais.

Ao criar conteúdo, os professores precisam ser claros sobre o que fazer. Desta forma, ele explica e enfatiza questões como o tempo, como a atividade é concluída, o propósito da tarefa, como estudá-la, etc.

  • Incentive a estabelecerem uma rotina diária

Sabemos que muitas vezes é difícil estabelecer uma rotina de estudos, principalmente em casa. Isso porque é um lugar que as crianças costumam associar a um lugar de descanso e relaxamento, não de estudo.

Portanto, o conselho aqui é incentivar as crianças a estabelecerem uma rotina, ou seja, reservar um horário específico para eles se concentrarem nos deveres de casa.

Continue lendo em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *