Técnicas fotográficas que todo fotógrafo precisa conhecer

Existem muitas técnicas fotográficas que já foram criadas, algumas reinventadas e outras que podem ser utilizadas em conjunto. Todas elas abrem um leque de possibilidades para realizar seus registros. 

Seja você é um fotógrafo iniciante ou experiente, conhecer novas técnicas fotográficas é sempre uma boa pedida. Uma das primeiras dicas é envolver esses conhecimentos com um toque pessoal, tornando-se referência no mercado. 

Dicas de técnicas fotográficas 

No mundo das fotografias, existem vários tipos de registros, incluindo retrato profissional. Conhecer as principais técnicas utilizadas nesse meio é essencial, principalmente para se destacar no mercado. 

Uma ótima dica é utilizar essas técnicas e adicionar o seu toque pessoal. Essa também é uma das maneiras de se tornar uma referência no mercado e, quando as pessoas olharem para determinada fotografia, irão associá-la com o seu nome. 

Descobrir técnicas fotográficas é o primeiro passo para fazer uma superprodução, deixando a sua fotografia ainda mais profissional. Vale ressaltar que essas dicas servem tanto para fotógrafos iniciantes quanto experientes. 

1. Panning

À primeira vista, o panning passa a ideia de que o objeto em foco está parado e o fundo está se movimentando, mas o contrário está acontecendo. 

Essa é uma das técnicas fotográficas que fazem com que o obturador da câmera esteja em uma velocidade lenta e o fotógrafo acompanhe o objeto no movimento que ele está exercendo. 

Por estar em uma velocidade mais lenta, a lente da câmera captura a transição que está ocorrendo ao fundo da imagem. Mas esse tipo de técnica exige que os fotógrafos tenham uma mão firme, além de não perder a concentração em seu foco principal. 

Nos esportes, o efeito óptico é utilizado, principalmente naqueles que envolvem modalidades de velocidade e movimentos.

2. Bokeh

O efeito Bokeh fica bastante aparente em uma imagem, principalmente quando pequenas fontes de luz estão presentes em um fundo desfocado. 

A palavra “Bokeh” vem do japonês “Boke” que, de maneira geral, significa aproximadamente “desfoque”. Em uma imagem, essa é uma das técnicas fotográficas mais reconhecíveis, mesmo que muitos confundam com a fotografia macro. 

Em uma fotografia, o Bokeh é reconhecido pelo desfoque em forma de disco, a qual é feita pelas luzes ou áreas presentes ao fundo da imagem. Na maioria das situações, elas dão a ideia de pequenas bolinhas. 

3. Light Painting

Essa é mais uma das técnicas fotográficas que todos os fotógrafos precisam conhecer. A expressão tem o significado de “pintura de luz”. 

Inclusive, é essa a ideia da utilização dessa técnica: uso de um ponto de luz para pintar uma foto no momento em que ela está sendo registrada.

É muito comum que esse tipo de efeito seja utilizado em um fundo escuro, fazendo com que as luzes apareçam completamente na imagem. 

Vale ressaltar que essa é uma das técnicas fotográficas que andam lado a lado com as exposições. Ainda, a velocidade baixa permite que a imagem seja registrada com os movimentos de luz, fazendo com que o registro seja desenhado por completo. 

4. Golden Hour

O pôr do Sol é um dos momentos preferidos dos fotógrafos. Inclusive, essa é uma das técnicas fotográficas mais utilizadas para registros naturais. 

Do inglês, “Golden Hour” significa “A Hora do Ouro”, considerada uma das melhores técnicas para fazer registros ao ar livre. 

O que favorece a estética desse tipo de imagem é o ângulo em que o Sol está localizado. Ele ilumina diretamente todos os elementos disponíveis em uma imagem no ângulo da frente, o qual não pode estar muito inclinado. 

É necessário que os fotógrafos sejam rápidos para fazer seus registros nesses horários, pois a condição dessa luz pode ir embora rapidamente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *